domingo, 6 de julho de 2014

Maracangalha

Maracangalha
Dorival Caymmi
1955

Poucas músicas de Dorival Caymmi são tão conhecidas quanto "Maracangalha". Na verdade, trata-se de uma letra simples, uma melodia também simples, que faz da música uma daquelas que parece ter sido feita desde sempre... Stella Caymmi, neta do compositor, contou assim a história da música, no seu livro "Dorival Caymmi: O Mar e o Tempo":

"O samba foi feito na tarde do dia 29 de julho de 1955, uma sexta-feira, em São Paulo, enquanto pintava um auto-retrato, em seu apartamento. De repente, veio em sua mente uma frase de Zezinho, seu amigo de infância em Salvador: 'Eu vou pra Maracangalha'.
Dorival Caymmi se lembra: 'Toda vez que eu dava a ideia dele vir ao Rio de Janeiro, ele desconversava. Isso me intrigava'. Mas logo depois o amigo se abriu. Zezinho tinha uma amante em Itapagipe, Áurea, e com ele tinha quatro filhos.
- Como é que você sustenta essa filharada? - O compositor perguntou espantado.
- Eu me viro. Respondeu Zezinho.
Mas Dorival Caymmi queria saber mais.
- Como é que você faz para vê-la sem que Damiana desconfie?
- Eu forjo um telegrama para mim mesmo e digo: 'Eu vou pra Maracangalha'. É lá que eu compro saco de encher açúcar para embarcar, e ela não desconfia. - Explicou Zezinho.
'Maracangalha' saiu por isso. Fiquei apaixonado pela sonoridade da palavra. Agradeço tanto a Zezinho" - Comentou Dorival Caymmi, revelando a fonte de sua inspiração."

Zezinho, além de sua esposa e família, possuía com uma amante, quatro filhos, que moravam em outra parte de sua cidade. A desculpa que ele usava para visitar a segunda família era enviando para si mesmo um telegrama, informando de negócios precisando de atenção na comunidade de Maracangalha, na Bahia.

Após voltar para sua família "oficial", Zezinho sempre trazia um saco de açúcar - ele trabalhava na usina da comunidade - como prova de onde havia ido.

Dorival Caymmi, intrigado com a poesia nesse subterfúgio de usar o nome da comunidade, compôs "Maracangalha" de uma só vez.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Dorival Caymmi, visite o blog Famosos Que Partiram.



Maracangalha

Eu vou pra Maracangalha eu vou.
Eu vou de uniforme branco eu vou.
Eu vou de chapéu de palha eu vou.
Eu vou convidar Anália eu vou.

Se Anália não quiser ir eu vou só,
eu vou só,
eu vou só.

Se Anália não quiser ir eu vou só,
eu vou só,
eu vou só sem Analia,
mais eu vou.

Eu vou pra Maracangalha eu vou
Eu vou de uniforme branco eu vou
Eu vou de chapéu de palha eu vou
Eu vou convidar Anália eu vou

Se Anália não quiser ir eu vou só,
eu vou só,
eu vou só.

Se Anália não quiser ir eu vou só,
eu vou só,
eu vou só sem Analia,
mais eu vou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário