sábado, 31 de janeiro de 2015

Eu Sou Terrível

Eu Sou Terrível
Roberto Carlos e Erasmo Carlos
1967

"Eu Sou Terrível" é uma canção composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em 1967. Faixa inicial da trilha sonora do seu primeiro filme, "Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura", "Eu Sou Terrível" foi uma das últimas canções finalizadas para o repertório do longa-metragem. 

Pouco antes do lançamento do disco de Erasmo Carlos, depois de mais de um ano de separação, Roberto Carlos mandou um mensageiro levar uma fita de rolo para o antigo parceiro. Surpreso, Erasmo Carlos colocou a fita para rodar e reconheceu a voz de Roberto Carlos"Oi, bicho, como vai? Olha, eu não estou mais zangado com você, não. Eu já te desculpei!", disse Roberto na introdução da mensagem.

Erasmo se surpreendeu com a iniciativa de Roberto. Mas Roberto Carlos não queria apenas reatar a amizade com Erasmo. Buscava também retomar a parceria, e lhe fez um pedido na fita.

"Eu comecei a fazer uma música aqui que pede um tipo de letra que você faz em dez minutos. Nesta música eu quero dizer que eu sou um cara terrível, que dirijo em disparada e que as mulheres me adoram. Faz essa letra pra mim porque eu quero incluir no filme que estou fazendo."

Naquele momento, Roberto Carlos estava fechando o repertório da trilha de seu primeiro filme, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", que o diretor Roberto Farias já tinha começado a rodar. E o último tema que faltava era exatamente uma canção de ritmo pulsante e agressivo que daria o tom do filme.

Envolvido com filmagens, shows, gravações, Roberto não conseguia concluir a música e decidiu recorrer ao ex-parceiro. Na fita enviada, ele tocava a melodia no violão, cantando apenas fragmentos da letra:
"Eu sou terrível / e é bom parar / parapapá / parapapá..."

Conforme previsto por Roberto, Erasmo Carlos fez aquela letra com facilidade, embora tenha demorado bem mais do que dez minutos. E assim nasceu outro grande sucesso dos anos 60: "Eu Sou Terrível", canção que marcou o recomeço da parceria RobertoErasmo.

Eles voltaram com a corda toda, pois a partir daí iriam compor grandes canções como "Se Você Pensa", "Sentado à Beira do Caminho", "As Curvas da Estrada de Santos", "Sua Estupidez", "Jesus Cristo". Pode-se dizer que "Eu Sou Terrível" marcou o recomeço e também o fim de uma fase na parceria da dupla, pois foi a última composição estilo Jovem Guarda. As canções seguintes já iriam revelar outras influências, notadamente a Soul Music, marcante nos discos de Roberto Carlos até o início da década de 1970.



Eu Sou Terrível

Eu sou terrível e é bom parar,
de desse jeito me provocar.
Você não sabe de onde eu venho,
o que eu sou e o que tenho.
Eu sou terrível, vou lhe dizer,
que ponho mesmo pra derreter.

Estou com a razão no que digo.
Não tenho medo nem do perigo.
Minha caranga é máquina quente.
Eu sou terrível e é bom parar,
porque agora vou decolar.
Não é preciso nem avião,
eu vôo mesmo aqui no chão.

Eu sou terrível, vou lhe contar,
não vai ser mole me acompanhar.
Garota que andar do meu lado,
vai ver que eu ando mesmo apressado.
Minha caranga é máquina quente.
Eu sou terrível, eu sou terrível

Eu sou terrível e é bom parar,
de desse jeito me provocar.
Você não sabe de onde eu venho,
o que eu sou e o que tenho.
Eu sou terrível, vou lhe dizer,
que ponho mesmo pra derreter.

Estou com a razão no que digo.
Não tenho medo nem do perigo.
Minha caranga é máquina quente.
Eu sou terrível, Eu sou terrível

Eu sou terrível.

Um comentário: