Cartola
1973
A composição desse belo samba-canção é uma obra de Agenor de Oliveira, o Cartola.
"As Rosas Não Falam" tem uma bela história. Um dia Dona Zica, esposa de Cartola, ganhou umas mudas de rosas. Resolveu plantá-las no jardim e alguns dias depois, ao abrir a porta pela manhã, ficou extasiada com a quantidade de rosas desabrochadas. Chamou então Cartola e perguntou:
- Cartola, vem ver! Por que é que nasceu tanta rosa assim?
O mestre Cartola então respondeu:
- Não sei, Zica. As rosas não falam...
A frase ficou remoendo na cabeça do poeta. Tomou então do violão e a música brotou quase que imediatamente. Faltavam três dias para ele completar 65 anos. Cartola disse então que "As Rosas Não Falam" foi o seu presente de aniversário.
Ainda sobre a canção, Paulinho da Viola contou que quando trabalhava na TV Cultura de São Paulo, no ano de 1973, apresentando um programa que buscava mostrar pessoas ligadas à música, principalmente sambistas ligados às escolas de samba, e foi visitado por Cartola. No meio do programa Cartola interrompeu Paulinho da Viola e pediu para apresentar uma de suas composições. Paulinho da Viola ficou sem ação porém o diretor do programa autorizou a apresentação. Paulinho da Viola então pegou seu violão e tocou pela primeira vez em público "As Rosas Não Falam". Paulinho contou ainda que durante anos não conseguia cantar a música.
"As Rosas Não Falam" esteve na trilha sonora das novelas "Duas Vidas" (1976/1977) interpretada por Beth Carvalho, "Mulheres Apaixonadas" (2003), executada por Léo Gandelman, "Ninho da Serpente" (1982), na voz de Emílio Santiago.
Fonte: Museu da Canção
As Rosas Não Falam
Bate outra vez
com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
enfim
Volto ao jardim
com a certeza de que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
para mim
Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
o perfume que roubam de ti
Devias vir
para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
por fim
Fonte: Museu da Canção
Tudo de bom...PARABÉNS!
ResponderExcluirAmando esse cantinho...amo musica,e com essa qualidade é tudo de bom! PARABÉNS!
ResponderExcluirOlá, excelente este site musical. Quero fazer uma observação sobre "As rosas não falam". O texto diz que o samba foi composto quando Cartola estava completando 67 anos. Como ele nasceu em 1908 (Dicionário Cravo Albin da MPB), logo isso teria ocorrido em 1975. Contudo, o próprio texto diz que ele mostrou a música na TV Cultura em 1973...
ResponderExcluirCarlos Machado
http://www.algumapoesia.com.br
Olá, inicialmente gostaria de agradecer suas palavras!
ExcluirA música já havia sido composta e só foi lançada comercialmente em 1976. Farei a correção do "ano da música" alterando para 1973.
A cantora Beth Carvalho incluiu esta composição no álbum Mundo Melhor em 1976, sendo esta a primeira gravação de "As Rosas Não Falam" lançada comercialmente.
Por isso esta confusão toda, entendeu?
Abraços
Olá, excelente este site musical. Quero fazer uma observação sobre "As rosas não falam". Conforme o texto, Cartola teria escrito esse samba ao completar 67 anos. Ele nasceu em 1908 (Dicionário Cravo Albin da MPB). Logo, isso teria ocorrido em 1975. Contudo, o texto conta que ele apresentou a música na TV Cultura em 1973...
ResponderExcluirCarlos Machado
http://www.algumapoesia.com.br
Olá, inicialmente gostaria de agradecer suas palavras!
ExcluirA música já havia sido composta e só foi lançada comercialmente em 1976. Farei a correção do "ano da música" alterando para 1973.
A cantora Beth Carvalho incluiu esta composição no álbum Mundo Melhor em 1976, sendo esta a primeira gravação de "As Rosas Não Falam" lançada comercialmente.
Por isso esta confusão toda, entendeu?
Abraços
Olá, Marcos. Obrigado pela resposta. Agradeço também sua gentileza de acatar minha observação. Acho, no entanto, que -- além de corrigir a data para 1973 --, é preciso mudar o texto. Por lógica, então, "faltavam três dias para ele completar 65 anos". Se não for assim, o texto continua contraditório. A ideia da composição em 1973 é reforçada por outra fonte: a Wikipedia diz que a música foi apresentada na Rádio Jornal do Brasil em 1974.
ResponderExcluirGrande abraço, Carlos Machado
Isso mesmo, você está certíssimo pois Cartola nasceu em 11/10/1908.
Excluirhttp://www.famososquepartiram.com/2010/01/cartola.html
Música boas, permanecem em nossas mentes e martelam até o fim de nossa vidas, como esse blog.
ResponderExcluirCaro Marcos, sem prejuízo do belo trabalho que realizas, mas só apra apurar melhor a história. quem comprou a muda de rosas foi Cartola mesmo, ele amava flores. E plantou num restinho de quintal que tinha em sua casa. Do documentário Cartola, do Programa Vox Populi da Cultura, aos 16min17seg, ele narra essa belíssima história.
ResponderExcluirRicardo, muito obrigado pela valiosa informação. Depois procurarei mais sobre esta informação ara poder fazer a atualização.
ExcluirMuito obrigado e um grande abraço!
D++++++++
ResponderExcluirBonita história.
ResponderExcluir