segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Último Desejo

Último Desejo
Noel Rosa e Vadico
1937

"Último Desejo" foi composta no ano de 1937 quando Noel Rosa com tuberculose já em estágio bastante avançado, e sentindo que não viveria muito tempo, compôs em homenagem a Juraci Correia de MoraesCeci, bailarina de cabaré e grande paixão do compositor.

Esta composição foi uma espécie de despedida de Noel Rosa em relação à sua amada. Foi sua penúltima composição cuja letra foi entregue a Ceci por um amigo comum pouco antes do falecimento de Noel Rosa.

Aos condenados dá-se o direito ao último desejo. Noel Rosa conhecia a gravidade de seu estado de saúde e sabia que não lhe restaria mais muito tempo. Todas as tentativas de repouso para recuperação em cidades e abrigos de clima ameno, procuradas por orientação médica, são seguidas e mostraram-se ineficientes, mas ainda encontrou forças para compor, mesmo que já não a tivesse para cantar. Agora estava magro, muito magro e sentia fraqueza geral. Passou em casa seus últimos momentos.

Três de seus melhores sambas foram compostos no ano de sua morte: "Eu Sei Sofrer", "Prá Que Mentir", com música de Vadico, e "Último Desejo". São obras irretocáveis, de grande beleza estética e vivacidade. Recados cruéis e diretos a quem tanto ama, e formam uma mágica trilogia de dor e de coragem. Encerram em si a mais bela pintura psicológica de um ser em luta para exercer dignamente seu direito de vida no tempo que ainda lhe restar. Às 16:30 horas do dia 04/05/1937, deu-se por vencido.

Seu último desejo seria mensagem particular e silenciosa, que Ceci, grande paixão do compositor, levaria consigo pela vida.  Em "Fita Amarela", quando se refere à morte pela primeira vez, utilizou-a como mera força de expressão literária. Já em "Pela Décima Vez" a tuberculose lhe atormentava e o amor lhe parecia um veneno fatal. Apareceu o medo. Noel Rosa enfrentou a terrível ameaça com suas armas afiadas: ironia e sarcasmo.

O mestre do samba, do amor, da paixão, também grande na graça, tornou-se então o poeta da morte. Ria de si mesmo para mostrar ao mundo sua nobreza e poder. A força da intuição e criatividade, na fascinante profissão de juntar notas e palavras para transformar sonhos em realidade, e a transfigurá-la em sonho novamente. A arte de fazer chorar e rir, rir e chorar; viver e morrer, morrer e viver em ciclo infinito.

Para conhecer mais sobre a vida e obra do cantor, compositor e violonista Noel Rosa e de Vadico, visite o blog Famosos Que Partiram.



Último Desejo

Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João 

Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete 
Sem luar, sem violão

Perto de você me calo 
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar

Nunca mais quero o seu beijo 
Mas meu último desejo
Você não pode negar

Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga 
Se você me quer ou não

Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação

Às pessoas que eu detesto 
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é um botequim

E que eu arruinei sua vida 
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim


Nenhum comentário:

Postar um comentário